Pesquisa aponta que brasileiros reconhecem os benefícios das fibras, mas não sabem quanto devem consumir

Encomendado pela DuPont Nutrição & Saúde, levantamento consultou 500 consumidores de todo o País

Com o objetivo de avaliar o entendimento dos consumidores brasileiros sobre o consumo de fibras, a DuPont Nutrição & Saúde, unidade de negócios da DuPont, conduziu no início deste ano uma pesquisa com 500 consumidores brasileiros de todas as regiões do País.

Os resultados da pesquisa mostram que os consumidores brasileiros reconhecem benefícios associados ao consumo de fibras para sua saúde e bem-estar: 94% dos entrevistados entendem que as fibras são boas para a saúde digestiva; 84% acham que as fibras são boas para o controle do peso; 81% acham que são benéficas para a saciedade; e 81% associam as fibras a um efeito prebiótico.

Grande parte dos entrevistados (77%) ainda relatou uma melhora na saúde digestiva após o consumo de alimentos com fibras, 65% disseram se sentir mais saciados e 62% associaram o consumo de fibras à sensação de bem-estar.

Por outro lado, os resultados evidenciam um desconhecimento por parte da população investigada sobre a quantidade de fibras que deve ser consumida por dia. “A pesquisa mostrou que 88% dos entrevistados desconhecem a recomendação de ingestão diária de fibras que, segundo diretrizes do Ministério da Saúde brasileiro, é de 25g em uma dieta de 2000 calorias”, diz Lucía Rodas, Gerente Regional de Fibras & Carboidratos Especiais da DuPont Nutrição & Saúde.

Além disso, 19% dos respondentes não sabem se consomem o suficiente e 35% pensam que não consomem fibras suficientes, sabendo ou não quais são as quantidades diárias recomendadas. Somente 9% dos entrevistados conhecem a ingestão diária recomendada de fibras e acham que ingerem o suficiente, todos ou quase todos os dias.

“Embora saibam das vantagens associadas ao consumo de fibras, os entrevistados não sabem o quanto é necessário consumir diariamente para ter benefícios”, ressalta Lucía. “É preciso trabalhar na educação, esclarecendo quais são os alimentos que podem ajudar a alcançar a recomendação diária de consumo de fibras e, assim, contribuir para a saúde dos indivíduos”.

A pesquisa foi encomendada pela DuPont Nutrição & Saúde ao instituto Lindberg International. O instituto entrevistou 500 pessoas – sendo 50% do sexo masculino e 50% do sexo feminino – com faixas etárias variadas (mínimo 18 – até 62 anos ou mais). Os entrevistados eram os responsáveis pelas compras de alimentos da casa e não seguiam dietas específicas – sem doenças crônicas ou alergias.

A importância das fibras na dieta
O estilo de vida moderno é um dos responsáveis pelo aumento dos problemas digestivos, em razão de dietas mal balanceadas, falta de exercício físico e elevado nível de stress. Entre os distúrbios digestivos mais comuns na população estão: constipação, associada a um tempo de trânsito intestinal lento; inchaço; dores abdominais; irregularidade e diarreia. Na América Latina, por exemplo, a prevalência de constipação varia entre: 14,2% na Argentina, 22% na Colômbia e 16,7% no Brasil, de acordo com dados da pesquisa conduzida pelo Instituto IPSOS – divulgados na Revista Alimentary Pharmacology & Therapeutics, 2009.

A ingestão adequada de fibras é essencial para o bom funcionamento do intestino, além de ser relacionada por muitos estudos à redução de riscos para várias doenças crônicas, inclusive doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e diabetes.

Fibras DuPont Nutrição & Saúde: soluções inovadoras e saudáveis
As fibras são encontradas em muitos alimentos naturais como cereais, frutas, legumes e verduras. Entretanto, esses elementos ricos em fibras muitas vezes não são consumidos em quantidade suficiente para manter a regularidade e a saúde digestiva ideais.

Pensando nisso, a DuPont Nutrição & Saúde oferece Litesse®, fibra solúvel para formulação de alimentos saudáveis e saborosos. Mais de 25 anos de pesquisa e mais de 30 estudos clínicos comprovaram que Litesse® tem efeitos positivos para o funcionamento intestinal, não provoca desconforto gástrico e é bem tolerada em até 90 gramas por dia – o que a torna a opção ideal para o enriquecimento de alimentos e bebidas. Além disso, não impacta no sabor e frescor do produto final e oferece alegações de conteúdo de fibras, com baixo valor calórico.

A DuPont Nutrição & Saúde também oferece fibras de soja que possuem benefícios de fibras solúveis e insolúveis e propriedades funcionais exclusivas, podendo ser incorporadas em produtos de panificação, em cereais e bebidas. Um ingrediente funcional único, a fibra de soja é processada para não impactar o sabor, oferecendo excelente absorção de água e funcionalidade consistente. Além disso, atende às necessidades dos consumidores por alimentos que forneçam benefícios à saúde. Pesquisas recentes demonstram que a fibra de soja pode colaborar para a saúde digestiva, saúde do coração, resposta de glicose sanguínea saudável e baixo índice glicêmico dos alimentos.

Fonte: Comunicação DuPont do Brasil

Desenvolvido por KYU design gráfico