Jovens do campo – novo programa da Embrapa Gado de Leite


Embrapa Gado de leite lança Programa de Capacitação 4.0, que vai contribuir para que as novas gerações permaneçam na produção leiteira.

A Embrapa Gado de Leite lançou em  12 de agosto, o Programa de Capacitação 4.0 – Jovens do Leite, que tem como objetivo qualificar a nova geração de produtores de leite e estimular a sucessão familiar na atividade. A novidade foi anunciada em live no Canal Embrapa do Youtube e Facebook, com a moderação de Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Bruno Campos de Carvalho, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, da Embrapa Gado de Leite, Breno Mesquita, presidente da Inaes e diretor da Faemg e Geraldo Borges, presidente da Abraleite. O Programa de Capacitação 4.0 terá aulas online até o final do ano e, caso seja possível, dependendo do quadro da pandemia, haverá aula presencial sobre práticas 4.0 na fazenda experimental da Embrapa, em  Coronel Pacheco.

Hoje, o jovem do campo é diferente do que era a antiga geração. Eles são mais conectados com o mundo digital e o objetivo do Programa de Capacitação 4.0 é, justamente, mostrar como a produção leiteira pode utilizar as novas tecnologias no campo. A tendência mundial é diminuir a atividade física nas fazendas leiteira e aumentar a automação. Os cursos do novo programa caminham nessa direção e demonstram como gerenciar as vacas à distância com uso de novas ferramentas e robôs e, certamente, deverá despertar a atenção dos jovens e contribuir para que permaneçam no campo. O programa abriu 1500 vagas para interessados.

O programa abriu 1500 vagas para interessados e, as inscrições para os cursos do Programa de Capacitação 4.0 podem ser feitas, a partir de 13 de agosto, em https://cutt.ly/jovensdoleite

Durante a live, foi anunciada também a realização do lançamento do Ideas for Milk 2020, no dia 25 de agosto. O evento, deste ano, será online e  envolverá  Europa, África e América Latina.

Desenvolvido por KYU design gráfico