DuPont Nutrition & Biosciences: O segmento de produtos alternativos à carne está expandindo por conta da alta demanda dos consumidores


 

Saúde, bem-estar animal e preservação ambiental são os principais fatores associados ao crescimento das dietas plant-based

 

A DuPont Nutrition & Biosciences identificou que a maioria dos consumidores na América do Sul quer agregar mais proteína vegetal em sua dieta.

Não é novidade que as pessoas no mundo todo, de várias gerações, estão buscando ter hábitos alimentares mais saudáveis, pois estão mais conscientes sobre o impacto que isso pode ter em seu bem-estar e com o planeta. Esse esforço por uma mudança no hábito alimentar mostra um interesse em consumir mais alimentos à base de vegetais.

 

São os consumidores flexitarianos os que apresentam a grande oportunidade do mercado, pois, são aqueles que estão reduzindo o consumo de carne, sem abrir mão totalmente da proteína animal e adicionando mais vegetais e grãos à sua dieta.

 

De acordo com pesquisas exclusivas encomendadas pela DuPont N&B, o aumento do consumo de produtos de origem vegetal é global: mais de 70% das pessoas nos países pesquisados1 estão aumentando a ingestão de produtos plant-based. A saúde é o principal fator que estimula esse comportamento, seguida pelo bem-estar animal.

Quando perguntado aos consumidores sobre seu interesse em proteínas vegetais, 67% dos brasileiros estão extremamente interessados. Os colombianos e argentinos também mostram interesse, com 78% e 65% respectivamente2.

Textura, aparência e, principalmente, um sabor mais próximo possível ao produto de origem animal, são primordiais para esse consumidor. Em geral, também aceitam melhor alimentos industrializados do que os grupos de vegetarianos e veganos. A geração dos millennials lidera a busca por esse tipo de dieta e, por isso, são os grandes impulsionadores dessa tendência. As categorias mais buscadas por eles são “hambúrgueres” e pratos prontos com proteína vegetal.

“Essa tendência é uma grande oportunidade de mercado, pois os consumidores flexitarianos querem aumentar o consumo de alimentos de origem vegetal, sem abrir mão do sabor, textura, suculência, sensação ao mastigar e aparência. Querem consumir alimentos de origem vegetal que imitem com perfeição o tradicional hambúrguer, nuggets e pratos prontos como as massas ao molho bolonhesa ou almôndegas”, afirma Glauco R. Pinto, Gerente de Marketing para a América do Sul da DuPont Nutrition & Biosciences.

Em uma análise da MotiveQuest de 2019, que considerou três milhões de conversas online focadas no consumo de alimentos plant-based, nos Estados Unidos, o sabor, a variedade e a textura surgiram como fatores chaves para a apreciação de produtos alternativos à carne. E isso também é válido para a América do Sul. No Brasil3, 82% dos entrevistados pela Markets and Markets revelaram os mesmos desejos dos americanos.

 

“Nesses últimos anos a DuPont N&B tem expandido seu portfólio para atender essa demanda e vem investindo em inúmeras pesquisas globais e regionais para entender profundamente os desejos do consumidor por alimentos de origem vegetal. Identificamos as preferências dos consumidores e descobrimos quais são os preferidos para consumo e porque os compram. Hoje, sabemos onde estão lacunas que ainda existem neste mercado e quais serão as próximas escolhas dos consumidores para alimentos substitutos de carne”, completa Glauco.

 

A DuPont Nutrition & Biosciences tem um portfólio abrangente de ingredientes e décadas de experiência em pesquisa e desenvolvimento de produtos com proteínas vegetais, especificamente relacionados às alternativas à carne. Os especialistas da DuPont podem ajudar empresas de alimentos a recriarem com perfeição a experiência que o consumidor teria ao comer carne, porém com alimentos 100% de origem vegetal, por meio de tecnologias, ingredientes e processos inovadores, é possível recriar a mesma textura, sabor e suculência em diferentes formatos de apresentação, desde os tradicionais produtos encontrados nas redes de fast-food até os pratos prontos como uma lasanha bolonhesa.

 

Para uma lista completa de ingredientes, proteínas vegetais e sistemas inovadores para estrutura, sensorial, conservação e aparência, acesse www.food.dupont.com/meat-alternatives.html

Desenvolvido por KYU design gráfico