Brasileiro se considera saudável, mas não quer produtos light/diet

 


Estudo da dunnhumby aponta que 52% dos consumidores brasileiros se consideram saudáveis

 

A dunnhumby, empresa líder mundial em ciência do consumidor, acaba de concluir um estudo para identificar quais são os hábitos, atitudes e produtos que os brasileiros consideram saudáveis. A pesquisa foi realizada com 981 consumidores, com idade a partir de 18 anos, das classes ABC, e aponta que, na visão dos entrevistados, há três pilares que fazem uma pessoa ser saudável: o físico, o mental e o social.

 

De acordo com o estudo, 52% das pessoas se considera saudável, mas a satisfação com relação ao seu estado tende a ser mais baixa. Outras 48% dizem ter uma alimentação saudável e, mesmo entre aqueles que não têm esse hábito (52%), há uma preocupação com os alimentos e bebidas que consomem.

 

Os brasileiros estão dispostos a pagar um pouco a mais por esses produtos que consideram saudáveis, mas o preço ainda limita o consumo em maior escala. Entre os consumidores de refrigerantes, esta intenção é um pouco menor.

 

Frutas, verduras, legumes, carnes e laticínios fazem parte do cardápio, mas produtos industrializados também entram nesta cesta, embora para menos consumidores. Entre as bebidas, chás, refrigerante e água de coco se destacam.

 

Principais insights do estudo:

 

  • Percepção dos brasileiros:
  • 52% das pessoas se considera saudável, sendo que 16% se consideram muito saudáveis;
  • 48% não se consideram saudáveis;
  • Uma parcela das pessoas está satisfeita com a sua situação atual, mas há uma parcela grande de pessoas que não está.
  • 44% das pessoas estão insatisfeitas
  • 42% estão muito ou pelo menos um pouco satisfeitas

 

  • Atividades físicas:
  • 77% consideram a atividade física importante, sendo que 63% acreditam ser muito importante;
  • 34% pratica alguma atividade física até 2 vezes por semana;
  • 19% pratica alguma atividade física até 3 vezes por semana;
  • 34% pratica alguma atividade física 4 ou mais x/semana;
  • 19% não praticam.

 

  • Alimentação:
  • 52% dos consumidores não consideram sua alimentação saudável;

 

  • Alimentos saudáveis mais consumidos:
  • Frutas – 85%
  • Verduras – 85%
  • Carne Bovina – 81%
  • Aves – 80%
  • Legumes – 80%

 

  • Normal X Diet X Light
    • 38% das pessoas consomem apenas a versão “Normal” dos produtos:
    • Entre estes, 62% dizem que não pretendem trocar seus produtos pela versão  “Light/Diet/Zero”;
    • Ou seja, 23% das pessoas não estão abertas a este tipo de produto.

 

  • O principal motivo para consumir produtos saudáveis:
    • 47% saúde física;
    • 29% prevenção de doenças;
    • 23% controle de peso.

 

  • Influência do Preço – Produtos saudáveis
    • 69% Consumiriam produtos saudáveis se o preço fosse igual;
    • 66% estão dispostos a gastar um pouco a mais por produtos saudáveis;
    • 22% não está disposto a gastar nada a mais;
    • 12% gastariam muito mais.

 

  • Embalagem:
  • 62% veem a embalagem de vidro como a mais saudável.

 

  • Refrigerantes:
  • 74% sabe que existe uma diferença entre as versões entre as versões light e diet;
  • 46% trocam refrigerantes por bebidas mais saudáveis sempre que possível;
  • 43% bebem refrigerantes apenas aos finais de semana;
  • 42% não abrem mão dos refrigerantes;
  • 26% acham que é a mesma coisa.

 

METODOLOGIA

Com o objetivo de identificar quais são os hábitos, atitudes e produtos que os brasileiros consideram saudáveis, a dunnhumby entrevistou, por meio de pesquisa quantitativa online, 981 pessoas com idade a partir de 18 anos. O público-alvo foram homens e mulheres das classes ABC, responsáveis ou co-responsáveis pelas compras no domicílio.

 

SOBRE A DUNNHUMBY

A dunnhumby é uma multinacional inglesa, líder mundial em ciência do consumidor. Há 28 anos no mercado, analisa dados de transações de mais de 700 milhões de shoppers globalmente e cria experiências de compra personalizadas em plataformas digitais, mobile e canais de varejo em geral. O processo estratégico da empresa, aliado à sua propriedade intelectual em inteligência de dados e sua capacidade multicanal, possibilita aos seus clientes construírem campanhas de fidelização que resultam em vantagem competitiva e crescimento sustentável.  No Brasil desde 2010 e com atuação em 40 países, a dunnhumby emprega mais de 3.000 especialistas em escritórios pela Europa, Ásia, África e Américas. Entre seus clientes estão algumas das maiores empresas de varejo nacionais e internacionais, como Tesco, RD (Raia Drogasil), GPA (Grupo Pão de Açúcar) e Macy’s.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

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