BENEO investe mais de 50 milhões de euros para expandir sua produção de inulina da raiz de chicória

 Haverá um aumento de 20% no volume global até 2022, devido ao aumento na produção da planta no Chile.

 

A BENEO, um dos principais produtores de ingredientes funcionais, anunciou uma expansão significativa de sua planta de produção de inulina da raiz de chicória no Chile até 2022, a partir de um investimento de mais de 50 milhões de euros. Esta decisão é uma consequência da crescente demanda por fibras da raiz de chicória da BENEO, inulina e oligofrutose, já que o interesse dos consumidores pela saúde digestiva continua a crescer.

 

Os consumidores em todo o mundo prestam mais atenção à sua saúde digestiva e estão tendo maior compreensão da relação intrínseca entre o microbioma intestinal e seu efeito benéfico no bem-estar geral. Isso, por sua vez, está gerando um interesse crescente em fibras de raiz de chicória por produtores de alimentos e bebidas em todo o mundo, criando uma alta demanda de mercado pelos ingredientes inulina e oligofrutose da BENEO.

 

Eric Neven, Commercial Managing Director de BENEO-Orafti comentou sobre o assunto: “A demanda do mercado por fibras de raiz de chicória continua a aumentar. Para satisfazer esse interesse crescente, estamos investindo significativamente na expansão de nossa planta de produção em Pemuco, Chile. Com 20% a mais de volume, a BENEO pode continuar a garantir um fornecimento confiável e consistente aos nossos clientes “.

 

Além de expandir a capacidade produtiva da planta chilena, o suprimento de matéria-prima será suportado por área adicional (hectares) dedicada ao plantio de chicória na região. A planta existente já opera com 75% de energia renovável. O investimento recente também permitirá à BENEO continuar avançando em seus objetivos de aumentar o uso de energia renovável nos próximos anos.

 

A inulina e a oligofrutose, como as produzidas pelo BENEO, são os únicos prebióticos de origem vegetal comprovados de acordo com o ISAPP (International Scientific Association for Pro- and Prebiotics). Foi cientificamente demonstrado que eles promovem vários benefícios funcionais, incluindo uma microbiota intestinal equilibrada e bem estar geral das pessoas[i]. Existem inúmeras evidências científicas disponíveis (mais de 150 estudos de alta qualidade) e a Inulina Orafti® inclusive possui uma alegação de saúde exclusiva (UE 13.5) da Comunidade Europeia por sua promoção da saúde digestiva[ii], que provou ser bem-sucedida em vários países. Recentemente, o especialista do setor Julian Mellentin destacou o potencial da inulina, nomeando-o como ingrediente do ano em 2020 no relatório New Nutrition Business, “10 principais tendências em alimentos, nutrição e saúde 2020”.

 

As fibras prebióticas da raiz de chicória BENEO estão ajudando a reduzir a falta de fibras, e também estão sendo usadas em alimentos e bebidas para ajudar a reduzir gordura, açúcar e calorias. Ao contrário de outras fibras, as da BENEO são naturalmente derivados da raiz da chicória, obtidos por um método suave de extração com água quente, são naturais, etiqueta limpa e não OGM. Elas são altamente solúveis e têm um sabor natural suave, permitindo que os processadores reformulem seus produtos, mantendo o sabor, corpo e palatabilidade de suas versões originais.

 

Como o bem-estar digestivo continua como uma forte tendência em todo o mundo e cada vez mais os consumidores estão cientes do impacto que isso causa na saúde, essa expansão significativa da produção garantirá que a BENEO esteja bem posicionada para manter um suprimento eficiente de seus ingredientes de alta qualidade pelos próximos anos.



[i] Medido pela melhoria da qualidade de vida avaliada por questionários validados.

[ii] A alegação de saúde autorizada da UE sob o artigo 13.5 é: “a inulina de chicória contribui para a função intestinal normal, aumentando a frequência das fezes”, que pode ser combinada com as reivindicações gerais de bem-estar relacionadas à saúde no artigo 10.3, que incluem: “a inulina de chicória promove a saúde digestiva”, “A fibra da raiz da chicória suporta um sistema digestivo saudável e equilibrado” e “com fibra prebiótica”.

Para mais informações sobre a BENEO e seus ingredientes visite www.beneo.com e www.beneonews.com ou siga à BENEO no Twitter: @_BENEO ou LinkedIn: www.linkedin.com/company/beneo

Desenvolvido por KYU design gráfico