Confira entrevista com Chris Lee, diretor da Vitafoods

Chris Lee, diretor do Informa Portfolio Exhibitions – Vitafoods fala das edições anteriores das expectativas da  Vitafoods South America 2015

Revista Ingredientes e Tecnologias –  Como avalia os resultados da última edição da Vitafoods realizada no Brasil.

Chris Lee A América do Sul tem um dos mercados emergentes de nutracêuticos mais fortes do mundo, por isso, foi natural para nós para lançar um evento no Brasil, especialmente com o apoio fiel de muitos expositores de nosso evento Vitafoods Europa. Esses expositores sentiram que estavam dando um passo grande, lançando-se neste novo mercado.

O primeiro evento ocupou um pequeno espaço e passamos a expandir o evento gradativamente nas duas últimas edições no Brasil. Continuamos crescendo e estamos nos consolidando em um dos maiores espaços de exposição do país.

A partir do evento de lançamento até agora, temos o orgulho de dizer que adicionamos muito mais conteúdo em termos de atrações no evento, e construímos uma conferência forte em conteúdo e networking. Há cada vez mais público no evento e a entrada de novos parceiros a cada ano, o que reflete este mercado emergente e reconhece a necessidade de um evento focado em nutracêuticos no país.

 

Como os organizadores do evento, temos uma visão de longo prazo que evolui de acordo com as tendências do mercado. Buscamos estar alinhados com o mercado, às necessidades de nossos parceiros e expositores de modo que cada evento se desenvolva em conformidade. Isso significa que nenhuma exposição é sempre o mesma e é válido dizer que cada evento se torna maior e mais forte de ano para ano.

 

Podemos ver isso no Vitafoods South America. Este ano, por exemplo, a conferência teve um alto nível de interesse. Palestrantes de empresas, incluindo a Mondelez, Unilever e Cargill está apoiando a conferência. O Workshop de aconselhamento estratégico focado em regulação oferecido pela EAS é uma atração de destaque, especial para convidados, e esperamos que cada apresentação no Seminar Theater tenha uma excelente audiência. Tudo isso sugere que os profissionais do setor de toda a região buscam informação de qualidade e que desejam compreender o cenário dos negócios.

Revista Ingredientes e Tecnologias  – Quais ações do evento deverão permanecer na edição de 2015? E quais atrações novas deverão acontecer no evento?

Chris Lee Teremos a força do Congresso, com os tradicionais fóruns de marketing e científico e uma novidade que é o workshop focado em Suplementos Alimentares que irá abordar regulação para suplementos e as perspectivas deste mercado. Além disso, na feira terá: Seminar Theater, com apresentações gratuitas;Sessões de aconselhamento da EAS

Finished Products Zone; New Products Zone, entre outras.

Revista Ingredientes e Tecnologias   -  Além da visitação de profissionais brasileiros, a participação de visitantes de outros países da América Latina foi forte? Que país se destacou em número de visitantes?

Chris Lee - Os visitantes vêm de todos os setores da indústria, ou seja, fabricantes, distribuidores, pesquisadores e fornecedores de produtos nutracêuticos, alimentos e bebidas funcionais e fortificados. A partir de pesquisas independentes que realizamos após cada evento, sabemos: os setores em que os visitantes estão focados; que eles têm o poder de compra e que possuem nível sênior nas organizações e isso é exatamente o que os expositores esperam encontrar.

A Vitafoods orgulha-se em oferecer qualidade e pesquisa ao visitante. No ano passado descobriu-se que 92% dos visitantes consideram a Vitafoods South America como importante ou muito importante para o ciclo de compra que frequentam.

O outro aspecto chave sobre o público é que é cada vez mais regional, não apenas brasileiro. O eventos está atraindo profissionais de todos os países da América do Sul e isso vai continuar em maior número em eventos futuros.

Revista Ingredientes e Tecnologias    – Algum tema deverá prevalecer na edição de 2015? Em caso positivo, qual?

Chris LeeTemos um grande foco nas tendências do mercado e comportamento do consumidor, com dados de pesquisa de institutos como Mintel, Nielsen, Euromonitor, Innova Market Insights… O workshop focado em Suplementos alimentares é uma grande novidade pois reflete um mercado em crescimento na região e que vai passar por mudanças regulatórias em breve. A questão regulatória para todo o mercado de funcionais e nutracêuticos continua sendo um grande destaque e, na área científica, destacamos: Lipídeos como Compostos Funcionais;

Potencial de polifenóis e carotenoides como compostos bioativos naturais; Proteínas e Peptídeos Funcionais Carboidratos bioativos e fibra dietética Envelhecimento Saudável, longevidade e nutrição

Revista Ingredientes e Tecnologias    – Quais as diferenças, características ou aspectos curiosos diferenciam a feira realizada no Brasil em relação a Vitafoods realizada em outros países?

Chris Lee – A Vitafoods na América do Sul provavelmente não é tão diferente como se poderia pensar. Expositores em todos os eventos da série Vitafoods buscam construir a sua marca e alcançar novos compradores, mas aqueles que participam na América do Sul são especialmente ansiosos para se posicionar neste novo mercado emergente, fazendo com que no início, possam se estabelecer e crescer como o mercado cresce.

Talvez mais na América do Sul do que em nossos outros eventos, estamos cientes de que os fabricantes de ingredientes têm foco em ajudar o consumidor a se tornar mais saudável. Há algumas preocupações de saúde claras na região, nomeadamente questões relacionadas com a idade, obesidade e controle de peso. A população em geral no Brasil, Argentina e Chile tem em comum uma maior consciência dos benefícios dos alimentos funcionais e bebidas e está aumentando o uso de suplementos alimentares. Com um mercado impulsionado pela demanda dos consumidores e maior renda disponível do que nunca, os fabricantes estão ansiosos para entrar e explorar as oportunidades.

 Revista Ingredientes e Tecnologias     – Foi possível detectar que segmento de empresas os visitantes das feiras no Brasil têm preferência?

Chris LeeO público busca por fornecedores de ingredientes.

Revista Ingredientes e Tecnologias     – O número de expositores tem crescido a cada edição? Quantos expuseram na última feira e qual a expectativa de expositores para 2015?

Chris LeeSim, para 2015 devemos ter em torno de 60 expositores.

 


 

Desenvolvido por KYU design gráfico